quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Comprando livros pela internet

Hoje em dia uma das formas mais práticas e rápidas de comprar um livro é pela internet.
Você acessa uma livraria on-line, escolhe o título, informa seus dados para pagamento e recebe a obra dias depois em sua casa.
Pode ser também uma das formas mais econômicas, uma vez que é possível cotar preços em diversos sites/livrarias e optar pela que oferecer o melhor/menor preço.
Eu sou daquelas pessoas que perde o maior tempo pesquisando preços, faço para pagar menos sim mas tb por que adoro uma cotação.
Mas eu não gosto de usar aqueles sites que fazem a cotação para você, por que percebi que muitas vezes os valores estão desatualizados e em alguns casos a loja nem tem mais aquele produto.
Eu prefiro ter mais trabalho e acessar site por site e checar as opções e preços. Seleciono 3 ou 4 lojas que estou mais acostumada a comprar e acesso uma por uma, normalmente fico com um monte de janelinhas minimizadas comparando os preços.
Uma boa dica é ter uma lista das obras que você quer comprar e checar de tempos em tempos (eu checo mais ou menos uma vez por mês) quais estão com o melhor preço. E vou comprando os que estão mais baratos ou com queda de preço e riscando da minha lista. Às vezes um livro que quero muuuuito ler vai ficando pro final da lista pq está muito caro, mas isso me dá oportunidade de ler outros títulos que, se dependesse somente da minha vontade (e não tanto do bolso), eu acabaria nem lendo. Descobri muitos livros bons dessa forma.
Eu já fiz cada compra incrível, aproveito muito as promoções do estilo "quanto mais livros você leva mais desconto vc ganha", são as melhores e eu aproveito e compro vários livros da minha lista de uma vez só. Já cheguei a comprar 5 livros por menos de R$80,00, sendo que alguns deles custavam originalmente por volta de R$30,00 cada!
E tem outra também, às vezes de uma semana para outra o preço de um livro pode cair drasticamente e se você não estiver ligado perde a oportunidade de comprar por uma pechincha aquele livro que quer há muito tempo.
Fiz mais uma das minhas cotações ontem e vi que um livro da minha lista que, até o começo do mês custava R$39,90, saía agora por R$12,90...comprei né!!!
Fora que a diferença de uma loja para outra pode ser grande também, por isso digo: vale muito a pena pesquisar!
Especialmente por que os livros ainda são muito caros aqui no Brasil. Claro que a qualidade é muito boa, o papel é bom, a encadernação....mas não seria o caso de lançar edições mais simples, em papel mais simples e barato e oferecer com preços mais acessíveis?
No final o que importa não é ter acesso a obra, não é ler o livro?
De que adianta edições primorosas, com capas belíssimas, em alto relevo, se a maior parte da população não tem $ para comprá-los?
Eu sou da opinião que o importante é transmitir a informação e isso pode muito bem ser feito através de um livro com folhas de papel jornal e capa flexível. As editoras poderiam continuar lançando as edições mais bonitonas por que sabemos que muita gente pode e gosta de comprar livros bem acabados, mas dar essa segunda opção para quem quer simplesmente ler abriria portas para mais pessoas criarem o hábito de ler.

Mas voltando ao assunto comprar pela internet, o fato de ser adepta não significa que eu também não goste de visitar uma livraria, eu AMO!
Gente, trabalho em uma Biblioteca, precisa dizer mais alguma coisa? Amo estar rodeada de livros, de me perder horas e horas olhando as estantes, mas comprar mesmo, no final...eu compro pela internet :)
Taí outra coisa importante, os preços da loja física são normalmente maiores que os do site, mesmo sendo a mesma empresa.
Por isso a ordem do dia é: pesquise!
Vale a pena e o bolso agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreve aí!