quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Água para elefantes (Water for elephants)

Não aguentei esperar e vim logo postar sobre essa obra incrível da autora Sara Gruen.
Água para elefantes conta a história de Jacob Jankownski, um jovem de 23 anos que está prestes a realizar o exame final do curso de veterinária quando recebe a notícia de que seus pais morreram em um acidente de carro.
Jacob volta para sua cidade somente para descobrir que não tem nada, uma vez que seus pais hipotecaram todos seus bens para custear a faculdade dele. Desolado e sem saber o que fazer, se sentindo culpado por todo patrimônio que o pai conquistou com trabalho árduo ter se perdido para pagar seus estudos, ele abandona tudo e pula em um trem somente com a roupa do corpo. Logo ele descobre que trata-se do trem do circo Irmãos Berzini - O maior espetáculo da terra.
Jacob arruma emprego como veterinário do circo e passa a fazer parte desse mundo peculiar e totalmente a parte de tudo, um mundo novo com suas próprias hierarquias, normas e punições. Jacob faz amigos e tb inimigos e no circo encontrará os 2 grandes amores de sua vida.

O livro na verdade é narrado por um Jacob de 90 anos ou 93, uma coisa ou outra (rs, piadinha, quem ler o livro vai entender), e os capítulos são alternados entre sua vida nos dias de hoje em um asilo e suas lembranças dessa época incrível em que viveu.

O que mais me tocou nessa história foi como a autora conseguiu mesclar momentos incrivelmente dramáticos e tristes com momentos cômicos, vc realmente entra na história e vê Jacob como alguém real, uma pessoa que você poderia facilmente conhecer. Eu chorei e ri em muitos momentos, as vezes num mesmo momento, tá certo que me fazer chorar não é tão difícil, sou a maior manteiga derretida, rs, mas Jacob é uma pessoa, pra mim ele existe, no meu coração e ele me fez ver muitas coisas de outra forma.
O que ele vive no asilo, a forma como pensa e se expressa são de fazer todo mundo pensar, se imaginar quando estiver mais velho ou parar pra pensar como tratamos os nossos idosos, isso realmente me marcou e vou carregar comigo pra sempre.
E também tem tudo que acontece no circo, pra mim foi muito interessante e preciso explicar o por que.
Eu sempre ODIEI circo, nunca gostei, nunca fui e nunca tive vontade de ir. Eu não consigo entender que graça as pessoas acham em fazer festa infantil com tema de circo, hehehe
Nunca achei graça em circos, nos animais presos e adestrados e nunca consegui rir com os palhaços, aliás isso é algo que sinto desde pequena, não foi nada que tenha acontecido e me traumatizado mas eu sempre tive muito mais vontade de chorar do que rir de palhaços, eles sempre me pareceram uma figura muito triste, rindo de si mesmos e de suas desgraças. Por isso me surpreendi muito em como me envolvi com a história e como a compreendi tão bem.
Fruto de uma pesquisa histórica intensa da autora, Água para elefantes é um retrato fiel do mundo dos circos do começo do século 20, tendo incluse fotos da época em suas páginas e menções a fatos reais. Eu fiquei simplesmente encantada em saber mais detalhes de como funcionavam....o que não significa que tenha passado a gostar de circos ou ter vontade de ver um, rs, isso não mudou.

E o mais empolgante de tudo é que o livro vai virar filme, já foi gravado e deve ser lançado no ano que vem com Robert Pattinson como Jacob jovem (pra quem não sabe, ele faz o vampiro Edward em Crepúsculo) e conta também com as presenças de dois atores premiados: Reese Witherspoon e Christoph Waltz.
Nem preciso dizer que estou contando os dias pra ver essa história belíssima nas telonas do cinema....agora é segurar a ansiedade.

2 comentários:

  1. Oi Gi, que legal a história.....deve ser bem interessante....
    Achei muito engraçada sua opinião sobre o Circo, pois eu tenho EXATAMENTE a mesma opinição, nunca gostei, nunca curti, nunca tive vontade e sempre dava vontade de chorar e não rir soa palhaços...até hj....muito engraçado, penso exatamente como vc...rs..
    Bjs
    Fê Moreira

    ResponderExcluir
  2. Gi, agora o livro ficou mais interessante ainda. Já está na minha lista para comprar.
    Nunca fui ao circo... Também nunca me interessei. Acrescente o fato de meu pai contar a história que aconteceu no ano de 61, no Gran Circus Norte-Americano, em Niterói (RJ), havia 3000 mil pessoas assistindo ao show, morreram 500 pessoas, sendo que 70% eram crianças. Um imbecil revoltado pois fogo no circo por vingança.

    ResponderExcluir

Escreve aí!