quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Um livro que marcou minha infância

Acho que todos nós temos um livro que marcou nossa infância. Pode ser um conto de fadas, um livro só com figuras ou até mesmo uma história em quadrinhos.
Eu fui incentivada a ler desde bem pequena, por mais que não tivessemos os brinquedos mais caros ou roupas de marca, livros não faltavam lá em casa. Minha mãe sempre aparecia com um livro quando podia e assim meu gosto pela leitura foi crescendo. No começo eram contos de fadas e uns livrinhos daqueles de coleção, sempre com uma moral no final da história.
Eu não tenho uma memória lá muito boa, por isso não faço idéia de qual foi o primeiro livro que eu li na vida e acredito que minha mãe tb não se lembre.
Mas teve um livro que me marcou, pq foi o primeiro livro assim mais dulto que eu li, já entrando no mundo das crônicas e contos.
Esse eu ganhei da minha madrinha e lembro que li e reli muitas vezes pq era tão gostoso e divertido tanto que tenho ele até hoje (deu vontade de ler de novo, rs).
A coleção Para gostar de ler... é imensa, conta com dezenas de títulos dos gêneros crônicas, contos, poesias e por aí vai, cada qual com muuuuitos volumes.
Eu ganhei o Para gostar de ler: Crônicas vol.1, esse aí da foto e uma das minhas crônicas favoritas era uma de uma garotinha que ia comer com os pais em um restaurante, é ótima e muito fofa.
Quando tiver filhos pretendo incentivar muito a leitura também e espero que leiam muito mais do que eu, que fui relapsa durante muito tempo e a leitura enriquece tanto a nossa vida, o importante é introduzir títulos que a criança se identifique e/ou se interesse por, senão não adianta, não vai gostar nunca.
Eu até hoje não consigo gostar de alguns clássicos da literatura brasileira, já li alguns, outros tentei mas muitos eu não consegui gostar até hoje, acho que é o estilo ou o gênero, não sei, o importante é encontrar o que se goste e não parar nunca de ler.

E vocês, qual o livro que marcou a sua infância?

9 comentários:

  1. Gi, eu tbm amo leitura.
    Já li muitos livros e sinceramente não tenho nenhum que me marcou mais... todos eles me marcaram de alguma forma, aprendi muito, levei muitas lições dos livros para a vida real e valeu muito a pena cada minuto que passei com meus livros na mão. E com certeza irei incentivar o Pietro a ler muito tbm.
    bjinhos
    Naty (clube)

    ResponderExcluir
  2. Hi Gi.
    Adorei teu post. Estou lendo menos do que gostaria e atualmente minha premissa é ler toda a coleçao dos livros do André Luiz..Estou no quinto livro e simplesmente AMANDO.
    Livros que marcaram a minha inf6ancia? Vou dizer quais os que mais me lembro..
    a coleçao do Sítio do Picapau Amarelo..Amo Reinações de Narizinho e tbm os 12 trabalhos de Hércules.
    Gosto de todos os livros da coleção Vagalume, especialmente o Mistério do Cinco Estrelas e Um Cadáver Ouve Rádio...Mas li muuuitos outros dessa coleção.
    Também li muuitos livros da Agatha Christie, mas nenhum livro em especial..hehe
    Já mais adolescente AMEI toda O Tempo e O Vento, do Érico Veríssimo..AMO,AMO,AMO,AMO e pretendo ler todos novamente.

    Tu sabes que nossas histórias são parecidas tbm nesse quesito, leitura. E quero incentivar muito a Pietra...Ela já tem vários livrinhos de banho..e adora mexer neles hehehe

    kisses

    Marcia

    ResponderExcluir
  3. Meninas, realmente é muito bom os pais incentivarem os filhos a ler, é aí que começa todo o gostar de ler.
    No fim de semana fui na casa da minha mãe e ela me mostrou uns livros que achou, me deu a maior saudade e fiquei feliz que ela guardou todos os nossos preferidos. Temos uma coleção chamada Serelepe, muito fofa e era a que eu mais lembrava.
    Imaginem que ela tem uns livros que ela leu qdo criança, rs, bem antigos, rs
    Que fofa a Pietra com os livrinhos de banho.
    Bjos e obrigada por aparecerem por aqui.

    ResponderExcluir
  4. Gi
    c sabe que eu ainda tenho o meu Para gostar de ler? ta guardadinho ai aiiii tenho apego nos meus livros, mas o livro que me marcou na infancia foi "Meu pé de Laranja Lima".

    ResponderExcluir
  5. A fada que tinha ideias, foi o livro que mais me interessou, só de pensar sinto um cheiro que dá saudade.

    ResponderExcluir
  6. Eu lembrei de outro tb: Rita não grita, era bem interessante e me marcou pelas figuras, fala de uma menina que é mal educada, xinga e fala alto e que por isso ninguém quer ser amigo dela, ensina como é importante respeitar o outro, ser educado, etc. Bem legal.

    ResponderExcluir
  7. Gi, boa tarde...
    ganhei um "Pequeno Príncipe" do Exupéry aos 4 anos (o coitado, todo esfarrapado, ainda existe até hoje), o primeiro livro que lembro de ter lido, ao menos do modo como se pode ler com 4 ou 5 anos (fui alfabetizado precocemente assistindo Vila Sésamo...rsrs).
    Lembro desta coleção, todos os volumes eram excelentes, inclusive um "Poesias" que eu cansei de ler e reler.
    Abração, Arlei

    ResponderExcluir
  8. Oi Gi!
    Vi seu blog, atraves do blog da Lu.
    Adorei!! Amo ler.
    Eu tbe amei este, é um dos meus preferidos. Os primeiros que eu lembro foram Sobradinho dos Pardais e Tonzeca, o Calhambeque. Faz tempo...rs.
    Ah, Agua para Elefantes, é um dos meus tops e preferidos tbe. Adorei!!!
    Bjks e um otimo domingo

    http://blogdaclauo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Claudia,
    seja bem vinda!
    Pois é, estou na maior expectativa pelo filme, acho que vai ser incrível, com certeza quero ver na telona do cinema.
    Bjos e volte sempre.

    ResponderExcluir

Escreve aí!