segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Os pilares da terra (The pillars of the earth)

Li esse livro no ano passado, o interesse surgiu quando soube que estava sendo produzida uma versão para a TV e que um dos meus atores preferidos seria um dos protagonistas. Comentei com uma colega de trabalho e ela disse que havia lido e que era mesmo muito bom. Quando pesquisei melhor e soube do que se tratava e em que período se passava corri comprar o meu exemplar. Ou melhor exemplares, pq a obra tem 2 volumes na versão em português (essa aí da foto). Pilares é um romance histórico, na verdade eu chamaria mais de um épico, pq tem de tudo um pouco: drama, romance, violência, guerra de poder, interesses políticos, tudo descrito com muitos muitos detalhes, o que leva o leitor para dentro da história.
É possível imaginar como eram as coisas naquela época pq Ken Follett (o autor) é mestre em transportar o leitor para outras épocas, como se seus livros fossem máquinas do tempo.
Essa não é sua primeira experiência como escritor, na verdade é a 12ª, Ken é muito reconhecido internacionalmente e muitos de seus livros já viraram filme, inclusive Pilares que virou uma série com 8 capítulos, repleta de atores famosos interpretando seus cativantes personagens.
Eu amei a premissa do livro especialmente por se passar na Inglaterra do século XI, eu adoro histórias do período medieval especialmente quando passadas na Inglaterra. Foi um período de muita pobreza, fome, violência e por mais que o povo já fosse incrivelmente organizado (tendo comércio, Igrejas, etc), era meio que terra de ninguém, pq quem tinha o poder era rei e podia mandar e desmandar, matar, tirar tudo o que as pessoas tinham, etc.
O livro conta a história da construção de uma catedral por um periodo de mais de 50 anos, por isso é fácil se apegar aos personagens. Interesses políticos, obstinação, amor, ódio, fé, tudo atrapalha e incentiva a construção dessa catedral que, para mim, é a verdadeira protagonista da história.

A capa do livro na versão em português é bem feinha(foto acima), mas foi lançada recentemente uma edição com capa especial em comemoração ao lançamento da série (abaixo), que eu acho bem mais bonita, mas é pena que não esteja disponível no Brasil.


Quem leu ou vier a ler e gostar, saiba que o livro tem uma continuação chamada O mundo sem fim (The world withouth end) que avança uns 200 anos no tempo e narra a história dos descendentes de alguns dos personagens de Pilares. Eu ainda não li mas nem preciso dizer que está na minha lista.


                                                  No próximo post:

                                          Dear John (Querido John)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreve aí!