terça-feira, 28 de setembro de 2010

Querido John (Dear John)

O post de hoje é sobre uma das obras do escritor Nicholas Sparks.
Nicholas é muito conhecido por seus livros que viraram filmes como Uma carta de amor (Message in a bottle), Um amor para recordar (A walk to remember), Diário de uma paixão (The notebook), Noites de Tormenta (Nights in Rodante), este Querido John e mais recentemente A última música (The last song). Está em fase de pré-produção mais um filme baseando em um de seus livros, por enquanto somente com o nome original em inglês The Lucky one.
Se alguém já leu/viu qqer uma das obras citadas sabe que Nicholas adora um drama e que raramente as histórias de amor que narra tem finais felizes.
Não quero estragar a história pra ninguém por isso vou dizer apenas que Querido John tb tem sua boa parcela de drama, portanto prepare-se para derramar muitas lágrimas.
Eu coloquei a foto da capa original em inglês pq li este livro nesse idioma. Qdo estive em Londres passei numa loja de livros/cds/dvds e eles tinham umas banquinhas com livros muuuuito baratos e eu não podia sair de lá sem ao menos um, comprei Dear John e um exemplar de O pequeno príncipe, esse último custou risíveis 2 libras!
Bom, o que mais gostei nesse livro é que é narrado por um homem, pelo John do título, e vamos combinar que são bem raros os livros de romance narrados por homens, por aí já curti muito pq é interessante ver como ele sente e interpreta os acontecimentos, especialmente ele sendo um cara do exército, quer dizer, um cara machão e que não deve demonstrar sentimentos.
A história começa quando, em uma de suas folgas nos EUA, John conhece Savannah, uma garota religiosa, meiga e muito generosa que vai mudar de vez sua vida. Quando a folga acaba e ele tem de voltar para suas missões, eles passam a se corresponder por cartas. Anos passam e muitas coisas vão acontecer, será que o relacionamento dos dois vai resistir a distância?
O livro é basicamente sobre isso por isso não posso falar muito mais senão acabo contando o final, rs, o filme é bem diferente em diversos aspectos, eles mudaram muita coisa para que agradasse o público nos cinemas, e talvez quem tenha visto somente o filme não tenha gostado pq realmente pelo fato de mudarem e resumirem algumas coisas vc sente que ficaram algumas pontas soltas.
Todos os livros de Nicholas são muito bonitos, eu até agora só li este e A última música, mas tenho muita vontade de ler Diário de uma paixão pq de todos os filmes citados é o que mais gostei, a história é triste mas belíssima.

                                               No próximo post:
                                     Morto até o anoitecer (Dead until dawn)

Um comentário:

  1. Oi Gi, comprei esse livro há uns 15 dias atrás pois li o verso e achei muito interessante. Uns dias depois, li um e-mail seu dizendo que tinha um post sobre o livro no blog, só pude ler o post hoje. E li e resolvi comentar porque hoje antes de sair de casa vi que o filme entrou no pay-per-view da Sky. Nem preciso dizer que agora vou comer o livro, né? hahaha. Beijos e ótimo final de semana. A propósito estou achando o livro muito legal.

    ResponderExcluir

Escreve aí!