quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Calafrio (Shiver)

Calafrio (ou Shiver, no original) é mais um livro de ficção sobrenatural com toques fantásticos. Assim como outros títulos voltados ao público jovem, esse é o primeiro de uma trilogia chamada Os lobos de Mercy Falls.
O segundo livro entitulado Linger (algo como 'Protelar' em português) ainda não foi lançado no Brasil, mas há boatos de que a trilogia já esteja sendo adaptada para o cinema.
Nesse livro os seres fantásticos são os lobisomens, mas a abordagem é bem particular, nessa história as pessoas "infectadas" não podem se transmutar a qualquer momento (ou quando ficam nervosos) como na série Crepúsculo e nem mesmo em toda lua cheia como pregam as lendas, em Calafrio esses seres somente se transformam no inverno ou mediante temperatuas muito frias, voltando a ser pessoas normais quando o clima está quente.
Grace é uma adolescente que, anos antes, sobreviveu ao ataque de uma alcatéia e desde então sente uma forte ligação com esses animais.
Um dia, numa situação inusitada Grace conhece Sam e vê nele os mesmos olhos amarelos do lobo que a salvou, desperta então entre os dois um sentimento mais forte que eles mesmos e eles terão de lutar para permanecerem juntos.
Esse livro é bem diferente de outros do gênero, a forma como a autora aborda o relacionamento dos protagonistas é bem mais delicada e até mesmo triste. Apesar de torcer por eles eu senti durante todo o livro uma tristezinha pela inevitabilidade da vida, certa de que não haveria final feliz para eles, bem Romeu e Julieta mesmo, sabem?
Claro que não vou contar o final e nem se isso se confirma ou não, e mesmo havendo continuação é um tipo de livro que vc lê imaginando possibilidades e reviravoltas, não é nada previsível.
Eu achei a história bem amarrada e adorei a abordagem bem delicada, sutil e bonita que Maggie Stiefvater dá ao amor dos dois.
Eu pretendo comprar o segundo livro, esse provavelmente comprarei em inglês por que até agora nada de lançarem por aqui. Essas editoras parece que querem deixar os leitores todos se roendo de curiosidade :)

                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreve aí!