sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Pelo mundo mágico de Harry Potter

Programei escrever sobre HP semana passada, como uma forma de comemorar o lançamento do filme Harry Potter e as Relíquias da morte - Parte 1, mas acabei preferindo esperar para ver o filme.
Antes de mais nada devo informar que eu só li a coleção esse ano depois de muita insistência de uma amiga, eu tinha um certo preconceito com essas histórias muito fantásticas, de bruxos, magia e também de vampiros, anjos, etc.
Achava que não tinha nada a ver comigo e que não ia conseguir passar do primeiro capítulo, por isso ao invés de comprar pedi emprestado para minha prima Jéssica o primeiro volume da coleção: Harry Potter e a pedra filosofal.
Como acontece com a maioria das pessoas, eu fiquei completamente encantada já com as 2 primeiras páginas que li e assim acabei comprando a coleção inteira e lendo tudo em menos de 2 meses e me tornei, claro, fã de carteirinha.
Eu não vou resenhar a obra pq acredito que seja impossível fazê-lo de forma resumida e sem estragar as surpresas, simplesmente por que cada livro guarda uma grande aventura e a solução de um mistério no final, e não tem como falar de um sem contar o que aconteceu no anterior.
Tb acho que seja totalmente desnecessário dizer mais que simplesmente Harry Potter é um dos personagens mais incríveis da literatura, não só ele como todo o mundo que descobrimos junto com ele, seus amigos, inimigos, os feitiços, as aventuras, os desafios e até mesmo os dramas, embates e os grandes vilões, tudo é simplesmente fascinante.
Eu lamento não ter me rendido antes e lamento mais ainda não ser uns 10 anos mais nova pra ter crescido junto com o Harry, o Ron e a Hermione, tenho certeza que a experiência teria sido mais incrível ainda.
Vejo muitos adolescentes comentando como foi importante pro crescimento deles, como a história fez muitos aprenderem a gostar de ler e acho realmente que HP é uma forma maravilhosa de introduzir as crianças ao mundo da leitura ou sugerir àquelas que não gostam de ler, ou acham chato, pq não tem como não se envolver logo no primeiro livro, que por sinal é o meu preferido....é simplesmente encantador, engraçado, triste, cheio de aventuras e é tb a introdução a esse mundo fantástico.

Desde então tenho uma tremenda admiração por J.K.Rowling, primeiro por sua incrível capacidade de imaginação. Não me conformo de como ela foi capaz de criar todo um mundo bruxo, não só uma escola de magia e suas matérias e feitiços mas também orgãos governamentais bruxos, animais, plantas, e toda a história do mundo bruxo em si com seus antepassados e ainda os livros que os alunos lêem na escola, criou até mesmo um esporte muitíssimo popular que é o quadribol, afinal, quem não queria jogar essa espécie de futebol misturado com basquete e sei lá mais o que e ainda por cima voando montado numa vassoura???
E o segundo motivo de admiração é que J.K. não é só criativa, ela é realmente uma ótima escritora, por que não é pra qualquer um escrever uma história dessa dimenssão, com tantos detalhes, tantos personagens, passagens de tempo, flashbacks, tudo isso sem deixar uma pontinha sequer solta.
Acho que muitos dos leitores esperavam sempre uma explicação pra algum ponto deixado em aberto, como eu tenho uma memória bem ruinzinha eu precisava voltar e consultar trechos de algum dos livros anteriores para me lembrar do que ela estava falando, sim por que J.K. voltava nos pontos, não deixa nada no ar, sem resposta, não decepciona seus leitores nunca.
E assim, terminada a leitura do último livro eu me senti (creio que como a maioria dos leitores) em luto, pq não haveria mais de Harry pra ler e nem acho que deveria, J.K. contou uma história incrível que terminou, na minha opinião, como tinha de terminar. E o luto é mesmo por não poder mais acompanhar a vida do nosso bruxinho preferido.
Por mais fantástica que a história possa ser, seus personagens são muito reais. Harry, Ron e Hermione são tão reais que eu sinto quase como se eles existissem de verdade, pq representam todos nós de alguma forma, é impossível não se identificar seja com a garota CDF e supermegablaster inteligente que sempre tira os amigos das enrascadas, ou o garoto atrapalhado que sempre se mete em confusões, ou com o garoto solitário que descobre nos amigos sua verdadeira família e até mesmo com personagens secundários como a doidinha excêntrica da turma, os garotos que adoram pregar peças e até mesmo o menino gordinho e desajeitado de quem todo mundo tira sarro....mas que tem muitas e grandes qualidades. Eles se tornaram nossa família e por isso mesmo é difícil dizer adeus.
Eu já comentei anteriormente dos personagens que "ficam" comigo, eu tenho realmente uma família só de personagens de ficção, que foram tão importantes pra mim, que me emocionaram e ensinaram tanto, que tem lugar cativo aqui no coração e o mérito é todo dos autores como a querida J.K.
Então é bem óbvio que assim que terminei de ler os livros fui atrás dos filmes e gostei bastante de todos, achei que foram bem fiéis exceto talves O enigma do príncipe onde mudaram algumas cenas, o que eu achei desnecessário. E também aguardei ansiosamente a estréia de Relíquias da Morte parte 1, pq depois de A Pedra Filosofal, esse é o meu segundo livro preferido...afinal é onde veremos como nossos personagens queridos terminam (e os não queridos tb, rs).

Enfim assisti o filme sexta passada e simplesmente amei, achei que foi bem fiel ao livro e super emocionante, curti cada minuto e achei que acabou muito rápido, rsrsrs, apesar de ter ficado superfeliz pelo tanto que mostrou da história, eu não tinha idéia qual parte/cena seria escolhida pra fechar a primeira parte e eu achei que foi perfeito e pudemos ver bastante da aventura dos nossos heróis. Houveram claro muitos momentos de emoção, alguns de tristeza e umas poucas mas muito boas risadas (gente, eu amo o Ron! rs), mas a conclusão realmente é uma só: foi incrível e não vejo a hora que estreie a segunda e última (snif) parte.

Para terminar eu gostaria de dizer que o que mais encantou é que HP não tem nada de clichê com "moral da história". Se não houvessem os elementos fantásticos (o que, vamos concordar não seria tão legal, rs) poderia ser simplesmente uma história sobre um garoto órfão e solitário que um dia descobre que é muito especial e que aos poucos constrói a família que escolheu: seus amigos e como muitas vezes quem mais nos ama e se preocupa com a gente não compartilha do mesmo sobrenome/sangue. Eu vejo até como uma parábola sobre as dificuldades que muitas vezes enfrentamos e que nos levam a amadurecer e como os amigos e o amor são o que mais importa na vida....se vocês pararem pra pensar tudo pelo que eles passam (desde o sacrifício de sua mãe pra salvá-lo) se resume ao amor e como ele move as pessoas a lutarem até o fim sem se importar com o resultado final. E poder acompanhar o crescimento e o amadurecimento desses personagens foi simplesmente uma experiência incrível.
HP e as Relíquias da morte - Parte 2 estréia em Julho de 2011, será o desfecho de uma história fantástica, mas que estará sempre viva nos corações dos leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreve aí!